Tratamento para Ceratocone em Caraguatatuba
Oftalmologia com atendimento de excelência e humanização
Tratamento para ceratocone em Caraguatatuba
O ceratocone é uma doença ocular que projeta a córnea à frente, formando uma saliência em forma de cone, que prejudica a visão.
A ceratocone não é inflamatória, mas afeta a estrutura da córnea, causando redução progressiva na espessura da parte central da córnea (lente natural fixa sobre a íris). A evolução da doença pode aumentar o grau de astigmatismo e miopia.
Causas do ceratocone
Ceratocone é uma doença genética rara, de caráter hereditário e evolução lenta, que costuma aparecer na idade entre 10 e 25 anos. Ela pode evoluir até os 40 anos. Pode afetar mais um olho que outro e também estabilizar com o tempo. A causa exata da doença ainda não está clara, mas a perda de colágeno e o ato de esfregar ou coçar os olhos com frequência podem aumentar o risco de desenvolver ceratocone. Os pacientes alérgicos e os portadores da Síndrome de Down têm mais chances de sofrer com as alterações oculares.
Diagnóstico de ceratocone
Para o diagnóstico é preciso conhecer o histórico do paciente e realizar exames, como na lâmpada de fenda, para verificar o olho em detalhes; a topografia computadorizada da córnea; paquimetria corneana e a tomografia computadorizada.
Sintomas do ceratocone
– Perda progressiva da visão (borrada e distorcida);
– Aumento frequente do grau das lentes dos óculos;
– Sensibilidade à luz (fotofobia);
– Comprometimento da visão noturna;
– Visão dupla (diplopia);
– Poliopia (formação múltipla de imagens);
– Recuo da pálpebra inferior (pelo crescimento do cone);
– Hidropsia: perda aguda da visão, causada pelo escape do humor aquoso que flui para dentro da córnea.
Tratamento do ceratocone
Em sua fase inicial, a prescrição de óculos é suficiente para recuperar a acuidade visual. Com a evolução do ceratocone, é recomendado substituir os óculos por o uso de lentes de contato, é importante a adaptação de lentes de contato do paciente. O tratamento do ceratocone indicado tem sido o crosslinking, que visa fortalecer as moléculas de colágeno da córnea para evitar que ela continue abaulando. A técnica é uma cirurgia que raspa a superfície da córnea, para depois aplicar um colírio à base de vitamina B2 (riboflavina) e um feixe de luz ultravioleta. É um procedimento rápido e é indicado para a maioria dos casos de ceratocone moderado ou ceratocone leve. É uma técnica que precisa apenas de anestesia local. O crosslinking é uma das opções de tratamento para ceratocone e não exige internação hospitalar. Esse com certeza será o tratamento mais adequado.
A ceratocone tem cura e existem outras opções de tratamento cirúrgico, como os anéis intracorneais ou intraestromais (anéis de Ferrara). O tratamento para a ceratocone pode utilizar esses anéis para regularizar a curvatura da córnea, quando os óculos e as lentes de contato não produzem mais o efeito desejado para a visão do paciente. Este tratamento é altamente recomendado para o paciente com ceratocone.
Evolução e tratamento do Ceratocone
O tratamento vai depender do seu estágio de evolução, portanto no:
– Estágio I – Óculos e Lentes de Contato Gelatinosa + Crosslinking da Córnea, quando detectamos progressão da doença;
– Estágio II – Crosslinking da Córnea, quando detectamos progressão da doença;
– Estágio II/III – Implante de Anel (indicado somente em casos específicos) + Crosslinking da Córnea, se obtiver bom resultado com o Anel Intracorneano, conhecido como Anel de Ferrara;
– Estágio IV – Lente de contato do tipo Escleral ou Transplante de Córnea Lamelar Anterior ou Penetrante;
Assim que diagnosticado o ceratocone, é imprescindível que o paciente faça um acompanhamento de perto com seu médico oftalmologista. Nos estágios iniciais dos sintomas do ceratocone, é fundamental tratar qualquer patologia de pálpebra e conjuntiva associada. O objetivo é eliminar todo e qualquer microtrauma na córnea, geralmente desencadeado pelo hábito de coçar os olhos.
O uso de colírios lubrificantes e antialérgicos ajudam a prevenir a coceira. Sendo detectada a progressão do ceratocone, mesmo após o controle de todos os fatores externos e locais do olho, é indicado o fortalecimento da córnea com o crosslinking.
Prevenção do ceratocone
Não é possível evitar o ceratocone, mas controlar a evolução da doença nas pessoas geneticamente predispostas. A recomendação para o paciente é evitar coçar os olhos e tratar as alergias, para amenizar as coceiras. Para coçar menos os olhos, use colírios lubrificantes (lágrimas artficiais), principalmente se os olhos estiverem ressecados, aplique compressas frias ou geladas nos olhos, lave pálpebras e cílios com xampu de Ph neutro e soro fisiológico.
O diagnóstico precoce é muito importante. Recomenda-se que crianças e adolescentes, em especial se tiverem casos de ceratocone na família, consultem regularmente o oftalmologista, para prosseguir com o tratamento clínico. A cirurgia é extremamente segura, com ela você consegue ter uma visão satisfatória.
Oftalmologia vista de outro ângulo
A VISU CLINIC Oftalmologia trata os principais problemas oculares, como ceratocone, catarata, glaucoma, conjuntivite, miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre outras. É uma clínica que nasceu do conceito de atendimento de excelência e humanização dentro da medicina, em especial na Oftalmologia. Se você sente dificuldade para enxergar, tem a vista embaçada, dores de cabeça frequentes, coceira nos olhos ou outros sintomas, chegou a hora de procurar o médico oftalmologista! Acesse nosso site e encontre o exame e o tratamento oftalmológico que você precisa. Quer saber mais sobre catarata? Fale com um de nossos especialistas. Oferecemos teleconsulta!
Estamos na Cidade de Caraguatatuba
A Visu Clinic Oftalmologia está aberta até as 20 horas e aos sábados. Atendemos na Avenida Doutor Arthur da Costa Filho, 1419 – Ed. Green Office 11661-000 , Caraguatatuba , São Paulo SP.
Você irá encontrar e contar com os com os melhores centros médicos e profissionais qualificados de Caraguatatuba. O município de Caraguatatuba localiza-se no litoral norte do estado de São Paulo, A distância em linha reta entre São Paulo e Caraguatatuba é de 125.30 km, mas a distância de condução é 173 km. O município faz divisa com São Sebastião e Ubatuba.