Cirurgia de pterigio
A CIRURGIA DO PTERÍGIO é feita em centro cirúrgico, com anestesia local (ou seja, a pessoa fica acordada e não recebe anestesia geral), dura em média 15 a 30 minutos, e a pessoa vai para casa no mesmo dia e com curativo no olho. Nos primeiros dias, o olho fica vermelho e irritado e com o uso dos colírios vai voltando ao normal em algumas semanas.
Existem várias técnicas para a CIRURGIA DO PTERÍGIO. Em todas elas, realiza-se a retirada total do PTERÍGIO, a diferença está no que se coloca onde havia o PTERÍGIO. Na técnica mais simples não se coloca nada no local. Na técnica mais utilizada hoje, coloca-se uma parte de conjuntiva retirada de outro local do olho (transplante de conjuntiva). Em outra técnica, coloca-se um tecido chamado membrana amniótica (transplante de membrana amniótica) que é um tecido retirado da placenta e processado em laboratório especializado. Nas duas técnicas a ideia é diminuir a chance do PTERÍGIO voltar.
Em geral é necessário dar pontos, para fixar os “enxertos” (conjuntiva ou membrana amniótica) colocados. No entanto, em alguns lugares, já é usada uma cola biológica que gruda esses enxertos e evita a necessidade dos pontos. Isso é a CIRURGIA DO PTERÍGIO sem pontos.
FONTE: institutodeolhosvsf.com.br