Capsulotomia Yag Laser
A capsulotomia é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, que protege o cristalino, nossa lente natural. Essa mancha pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, mas o laser é capaz de retirá-la, deixando a membrana ocular transparente de novo.
A catarata ‘que volta’ depois da cirurgia — ou catarata secundária — é essa opacidade que leva à utilização da capsulotomia posterior por YAG laser.
Ou seja, não é que a catarata volte. Na verdade, é uma complicação da cirurgia de catarata que, embora tenha se tornado cada vez menos frequente devido ao avanço das técnicas cirúrgicas, ainda pode acontecer.
Você lembra de como é feita a operação de catarata, tão comum entre os idosos?
O cirurgião faz um corte na cápsula anterior do cristalino, aspira a catarata e substitui essa cápsula pela lente artificial. Essa lente, geralmente feita de acrílico, fica apoiada justamente na cápsula posterior — a membrana que abriga o cristalino, na parte de trás.
Porém, assim como o cristalino, essa cápsula também pode perder sua transparência. Daí a necessidade desse tratamento com laser que, inclusive, é conhecido também pelos pacientes como limpeza da lente.
FONTE: centrodecatarata.com.br